10 erros comuns nos cuidados com a toalha de banho

Evitar certos hábitos no uso, limpeza e armazenagem pode fazer suas toalhas durarem muito mais

A toalha de banho é uma peça que está fortemente ligada à higiene pessoal e em uso constante no dia-a-dia. Por estar sempre ao alcance, é comum que a peça se desgaste e tenha uma vida útil curta. Entretanto, a durabilidade do produto pode ser ampliada se alguns erros forem evitados antes, durante e depois do uso.
Um dos pontos a ser observado é o local de armazenagem: é imprescindível que as toalhas sejam guardadas em um ambiente seco. “Para facilitar a organização, o ideal é que as toalhas sejam todas dobradas da mesma maneira, para que elas tenham o mesmo tamanho e possam ser empilhadas sem o risco de desmoronarem dentro do armário”, sugere John Struck, técnico de desenvolvimento de produto da Altenburg.
Mas, a armazenagem não é o único aspecto que precisa de atenção no trato da peça. Deixar a toalha molhada em cima da cama, por exemplo, é algo que causa a proliferação de fungos e bactérias no tecido.

Além disso, cuidados especialmente no momento de lavar e secar as toalhas são fundamentais para preservar o material. Produtos como amaciantes e alvejantes de roupas podem danificar as fibras do tecido, assim como o uso do ferro a vapor.

O que evitar no cuidado com a toalha de banho


1. Usar amaciante

O uso do amaciante de roupas faz com que as toalhas percam a capacidade de absorção. Uma dica é substituir o produto por vinagre: no último enxágue, acrescente um copo de vinagre no compartimento para amaciante da máquina de lavar. O vinagre não diminui a capacidade absorvente das fibras, deixa o tecido mais macio e ainda ajuda a preservar as cores. Os alvejantes também devem ser evitados.

2. Misturar com outras roupas na lavagem

O ideal é que as toalhas sejam lavadas separadamente. “Zíperes, botões e objetos pontudos podem puxar os fios do tecido durante a lavagem na máquina, daí a importância de não misturá-las com a roupa comum”, conta Struck. Além disso, separar as toalhas por cor elimina os riscos de manchas.

3. Pendurar em ganchos

É comum dispor de ganchos ou argolas para pendurar as toalhas no banheiro depois de usadas. Porém, esses acessórios dificultam a secagem, o que pode causar a proliferação de fungos e bactérias no tecido. O mais indicado é que as toalhas sejam estendidas completamente abertas no box do banheiro ou no varal.

4. Armazenar antes da secagem

Se o uso de ganchos e argolas já pode causar proliferação de fungos e bactérias, o hábito de armazenar as toalhas ainda úmidas tem o mesmo efeito. Jamais dobre uma toalha que ainda está úmida. A mesma regra vale na hora de colocá-la no cesto de roupas sujas: espere que ela esteja totalmente seca.

5. Passar com ferro a vapor

O ferro a vapor danifica a felpa e dá ao tecido da toalha um aspecto áspero. Por isso, na hora de passar sua toalha, o melhor a fazer é evitar o ferro a vapor e ajustar a temperatura correta para algodão.

6. Secar na secadora

O uso excessivo de secadora acaba danificando as fibras do tecido. O mais acertado é deixar as toalhas secarem no varal e, de preferência, da sombra, já que o sol pode acabar manchando e desbotando a peça.

7. Lavar com pouca frequência

Toalhas ficam sujas com rapidez. Para evitar que ela fique encardida ou com mal cheiro, o ideal é que seja lavada de uma a duas vezes por semana.

8. Usar sempre a mesma toalha

Utilizar uma toalha, lavá-la e utilizá-la novamente vai fazer com que a peça se desgaste mais rápido. Rotacionar as suas toalhas faz com que elas sejam usadas e lavadas com menos frequência. Assim, a durabilidade das peças será maior.

9. Colocar em contato com cosméticos

Na hora de usar a toalha é importante prestar atenção aos cosméticos! “Produtos como bronzeadores, maquiagens, cremes, água oxigenada e acetona podem manchar o tecido”, alerta Struck. Tome cuidado também com sachês aromatizantes: eles podem soltar corantes e manchar a peça.

10. Guardar no banheiro

Por ser geralmente úmido, o banheiro não é o local mais indicado para armazenar suas toalhas limpas. Prefira mantê-las em lugares secos, dobradas ou enroladas.
Seguindo as dicas e evitando esses erros é possível manter suas toalhas sempre bem higienizadas e bonitas, além de conferir às peças uma vida útil muito mais longa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário