25 dicas para cuidar dos cabelos em casa Profissionais ensinam como deixar os fios incríveis

25 dicas para cuidar dos cabelos em casa
Para ter o cabelo dos sonhos não dá para abrir mão dos cuidados diários, optando pelos produtos corretos, além de pensar no corte ideal para seu tipo de rosto. E para isso não é preciso gastar muito ou passar horas no salão.Os cabeleireiros Lela Athanasio, do Crystal Hair, Zeni Meireles, da Ophicina do Cabelo, Sônia Nesi, do Studio Sonia Nesi e Angélica Teixeira, do Werner Coiffeur Dias Ferreira ensinam como cuidar dos fios em casa.

Cuidados caseiros para os cabelos

1 – Um cabelo bonito nunca pode ser lavado com água ‘pelando’, pois o calor abre as cutículas do fio e causa frizz. Use somente água fria e morna.
2 – Ao lavar os cabelos em casa, faça duas etapas: use a medida de uma moeda de 1 real de shampoo, massageie os fios com a ponta dos dedos, enxágue muito bem e repita a operação.
3 – Shampoo anti-resíduo deve ser usado pelo menos uma vez por semana. Mas deve ser evitado por quem tem progressiva ou tintura, pois ele limpa a química.
4 – Nunca passe condicionador na raiz, para não aumentar a oleosidade da região. Para saber onde aplicar o produto, meça quatro dedos a partir da risca. Dali para baixo, o condicionador está liberado.
5 – Retire todo o condicionador do cabelo, nada de deixar um pouquinho para ajudar a pentear.
6 – Não importa se seu cabelo é liso escorrido ou crespo: use sempre um creme para pentear depois de lavar. Ele serve para repor nutrientes e proteger os fios.
7 – Depois use os finalizadores. Um bom leave-in é o segredo de beleza de muitas celebridades. Espalhe bem o produto com as mãos e penteie os fios. Mas use o produto com moderação, pois o excesso pode deixar o cabelo pesado. O ideal é o equivalente a uma moeda de 50 centavos.
8 – Quem faz escova precisa usar um creme termoativo que, além de proteger os fios, tem ingredientes que hidratam.
9 – Quem quer brilho pode aplicar o silicone no cabelo seco ou molhado. Para diminuir o aspecto ressecado, passe nas pontas logo após o leave-in. Ele formará uma película de brilho.
10 – A pomada é indicada para modelar os fios, mas, se o seu cabelo for oleoso, evite, pois ela é gordurosa. No lugar, use um creme de modelar para fazer penteados ou silicone, se o problema for o frizz.
11 – A dica para os cabelos enrolados é usar o musse depois do leave-in. Passe o equivalente a uma bola de pingue-pongue do produto, use um pente para ajudar a espalhar e amasse os fios com as mãos.
12 – Se o seu cabelo arma ao longo do dia, escolha uma musse de fixação forte, que é duas vezes mais poderosa que a comum, para domar seus cachos e evitar aquele efeito leoa.
13 – O formato do rosto é fundamental para a escolha do corte. O formato de triângulo invertido vai bem com fios desfiados e franja lateral. Redondo, com longos desfiados nas pontas. O quadrado deve ficar longe dos curtos. E o oval vai com quase todos os cortes.
14 - Quem tem cabelo liso e quer dar volume deve cortá-lo em camadas. E quem tem enrolado e quer domar os fios, deve desfiá-los.
15 - O chanel continua em alta, e pode ser usado inclusive por quem tem cachos, mas fica volumoso.
16 – Um jeito de saber se você pode ser loira é pela sobrancelha. Se ela for escura, com fios fechados, você não deve adotar o tom. Mas se ela for escura e translúcida, com fios ralos e um pouco de pele aparecendo, tudo bem.
17 - Quem tem a pele branquíssima pode ter qualquer cor de cabelo.
18 - Quem tem tintura escura e quer clarear deve ir com calma. Faça mechas a cada três meses e, quando 50% do seu cabelo estiver mais claro, mande ver na coloração. Desse jeito, você agride menos os fios.
19 – Assim que você sair do salão, compre shampoo e condicionador específicos para seu tipo de cabelo. Peça ajuda ao seu cabeleireiro para escolher os melhores produtos para usar em casa.
20 – Muita gente acha que o tonalizante agride menos os fios, mas isso não é verdade. Se for usado por três meses, a quantidade de pigmentos de cor acumulada no fio será a mesma da tintura, mas sem o mesmo efeito aparente.
21 - Dê um intervalo de pelo menos um mês entre duas químicas para poupar o cabelo.
22 – Hidratações devem ser feitas pelo menos uma vez por mês no salão.
23 – Se os seus fios são muito secos, precisam de produtos hidratantes. Procure saber, através do rótulo, se eles possuem óleos de frutas e castanhas, abacate e manteiga de karité, que são ótimos para hidratar. Já os cabelos frágeis, que quebram com facilidade, como os que têm tintura, precisam de proteínas para ser fortalecidos.
24 – Corte as pontas de três em três meses.
25 – Quer hidratar os fios? Misture uma colher de bepantol no condicionador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário